23/09/2008

-meia dúzia de palavras bonitas..

às vezes escrever bonito cansa. acho que já escrevi bonito o bastante, talvez escrever feio seja melhor. mas o que é escrever bonito? o que são palavras bonitas?
muita gente concordaria que escrever bonito seria não cometer erros ortográficos, colocar a pontuação corretamente e manter uma linguagem um mínimo culta.. e dariam a receita:
-não escrever gerúndios exagerados
-sem repetição massiva de termos
-começar em primeira pessoa e não terminar falando em terceira
-adicionar palavras tiradas naquela hora do dicionário
-misture tudo dentro de uma temática crítica e sirva com um título de impácto. pronto!

mas beleza é algo bastante relativo. o que é bonito pra mim pode ser feio para você. não dá pra chegar num consenso muito lógico quando o assunto é beleza. o ditado já diz "quem ama o feio, bonito lhe parece", e eu adoro citações e ditados, mas tem gente que odeia. e como uma coisa liga a outra, já digo "gosto não se discute".
eu gosto de escrever bonito. para mim, escrever bonito é escrever o que se pensa. é colocar palavras ditas difíceis ou de fonética interessante. escrever bonito é, simplesmente, saber do que se está falando. a receita, cada um tem a sua.
erros ortográficos à parte, escrever bonito é exercer a escrita sem medo de errar.

já dizia Anitelli: "acredito que errado é aquele que fala correto e não vive o que diz", porque escrever é falar com a ponta dos dedos [ou da caneta].

2 comentários:

Mash Cobain disse...

puts a foto ja me chamou a atençao pra caramba
e realmente vc eh uma escritora de mão cheia minha amiga...
escreve cm as pontas dos dedos melhor do q com a pena de falcão!!!
enfim aposto em vc nessa area...
e realmente escrever bonito pra mim, pelo menos, é colocar sentimentos, eh fazer com que o texto tenha uma parte sua dentro dele...

June disse...

palavras bonitas? como tu mesma disse, aquelas que refletem o nosso pensamento, nossos sentimentos, tentar transformar em palavras tudo o que sentimos ou pensamos. nem sempre dá. a tentativa é que faz brilhar.
ai ai, fernando anitelli, o cara consegue ser maravilhosamente fantástico, 'eu não sei falar direitooo'.